“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”Albert Einstein

Vivemos num Mundo com 8,2 bilhões de Seres Humanos. Nos últimos 80 anos da vida deste Planeta, a Sociedade dos Humanos construiu, paulatinamente, uma Vida onde o Dinheiro ‘impera com uma força quase demolidora’. Senão vejamos, desenvolveu-se o jogo, as apostas, o mercado de consumo, os diversos vícios, o capitalismo criativo, o consumo de TUDO (até de Vidas Humanas).

O Mundo do TER passou a uma realidade inimaginável, onde o ‘possuir’ algo domina a mente de muitas e muitas Pessoas. A um nível tal, que o que importa é Ter Dinheiro, esquecendo o Valor das atitudes e comportamentos corretos em Sociedade, e, dos Valores Humanos.

Deste modo, sem uma Educação em Cidadania e Valores Humanos, ao longo de todo o percurso Escolar, a Consciência do Ser Humano e da Sociedade, deixou de SER uma dimensão de Valor. Uma boa maioria das Pessoas, neste Planeta, considera que TODAS as soluções se encontram no Mundo do Dinheiro.

Assim sendo, cerca de 12% (mais de 1 bilhão de Seres Humanos) da População mundial sofre de transtornos mentais (Izabella Camargo – https://www.linkedin.com/pulse/novos-dados-da-oms-apontam-que-1-bilh%C3%A3o-de-pessoas-vivem-camargo-xwvff/?trackingId=3ldef988SSiak0m5zs7dug%3D%3D – 21 de Setembro de 2025 “Novos dados da OMS apontam que +1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental”). Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos de saúde mental, segundo novos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com condições como ansiedade e depressão impondo enormes custos humanos e econômicos.

  •  Apenas 9% das pessoas com depressão recebem tratamento adequado
  •  Perdas anuais de produtividade de US$ 1 trilhão devido à depressão e ansiedade
  •  Países dedicam apenas 2% de seus orçamentos de saúde à saúde mental

Embora muitos países tenham fortalecido suas políticas e programas de saúde mental, são necessários maiores investimentos e ações em escala global para ampliar os serviços de proteção e promoção da saúde mental das pessoas.

 As condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, são altamente prevalentes em todos os países e comunidades, afetando pessoas de todas as idades e níveis de renda.

Representam a segunda maior causa de incapacidade de longo prazo, contribuindo para a perda de anos de vida saudável. Também elevam os custos de saúde para as pessoas afetadas e suas famílias e gera perdas econômicas substanciais em escala global.

E já que estamos no Setembro Amarelo, tem um dado que não pode passar despercebido: o suicídio ainda é uma das principais causas de morte entre os jovens. Em 2021, foi a segunda causa de morte entre mulheres de 15 a 29 anos e a terceira entre homens da mesma idade. Globalmente, mais do que o dobro de homens morrem por suicídio em comparação com mulheres.”

Esta triste realidade mereceu o meu comentário: “Será este o Futuro que estamos a construir para a Humanidade?
Afinal, que Líderes Políticos Globais temos, que não têm soluções para um PROBLEMA desta dimensão?
Será que é apenas a Economia que é importante? Os Seres Humanos que se danem?
Imaginem os reflexos da epigenética no futuro dos Seres Humanos!
ESTAMOS A DESTRUIR A HUMANIDADE NO MUNDO!” – Alfredo Sá Almeida.

Se somarmos a este número de Pessoas com transtornos mentais, as Pessoas que passam fome (cerca de 673 milhões em todo o mundo), e, outras Pessoas que passam situações pouco dignas de Seres Humanos, produzidas pela vontade de outras Pessoas, ou, das condições criadas pela Sociedade, verificamos que a Sociedade atual ‘ESTÁ DOENTE’!

Perante estas calamidades, às quais podemos somar a Guerra, o Autoritarismo, a Escravatura, o Crime, os Acidentes, as Mentiras Políticas, a ausência generalizada de Valores Humanos, etc., podemos verificar que o Ser Humano não se pode orgulhar da Vida que tem. Muito menos, SER Feliz.

Ou seja, a Sociedade NÃO está preparada para:

  1. Uma mudança paradigmática;
  2. Dar maior dignidade às Pessoas idosas;
  3. Uma Globalização de Valor Humano;
  4. Um aumento significativo dos níveis de Educação;
  5. Educar todos os jovens do Mundo em Cidadania e Valores Humanos;
  6. Acabar com a fome no Mundo;
  7. Terminar os maiores riscos climáticos do Planeta;
  8. Acabar com a Guerra, com o Crime, com a Mentira;
  9. Etc.

Se não está preparada, para o que é mais importante para o Ser Humano, não é hora de procurar os culpados. Torna-se urgente, concentrar todos os esforços na construção de soluções de Futuro, com determinação e resiliência. Pois se não o fizerem com todo o dinamismo, podemos esquecer o nosso Futuro Coletivo e a Humanidade. A hora do ponto de não retorno ao Mundo dos Humanos chegará rápido e com muita força.

A questão principal, e, mais importante será: quando essa hora chegar definitivamente, toda e qualquer solução implementada será apenas um paliativo sem futuro, a irreversibilidade estará instituída.

É caso para perguntar “A que Mundo queremos pertencer?”

A Consciência da Humanidade está a necessitar de um ‘upgrade’ em Valor e dimensão.

Teremos de concentrar todos os nossos esforços na coerência do Valor Humano. Será que vamos conseguir esse entendimento Global, associado a uma dinâmica consistente?

Alfredo Sá Almeida

25 de Setembro de 2025

Deixe um comentário